Árvore aliada

A árvore pode ser usa aliada ao tracionar, porém jamais engate o cabo de aço no tronco sem proteção. O tronco pode ser comprometido, e até morrer. Previna-se. Coloque uma cinta ao redor do tronco (pelo menos duas voltas). Insira uma anilha na cinta coloque o cabo do guincho junto à anilha.

Salve o solo

O solo tende a ser massacrado quando ocorrem encontros de Grupos de OFF ROAD com veículos mais pesados, especialmente porque todos costumam passar pelo mesmo lugar. A terra excessivamente batida, impossibilita que retorne ao seu estado natural. Faça trilhas mais exclusivas, privilegie a vida do solo.

Aprecie sem danificar

O espírito de aventureiro é empolgante! Curta suas descobertas! Isso não quer dizer que você deva ir abrindo caminho na mata virgem. Tenha consciência de que os animais e plantas estão no seu habitat natural, e qualquer alteração poderá causar-lhes danos.

Aventura sim, lixo não

Encare uma trilha com responsabilidade social. Não jogue lixo ao longo do percurso. Acondicione os seus resíduos em sacos plásticos. Certifique-se de que os sacos serão removidos. A natureza agradece.

Segurança

Segurança, saiba onde por onde anda. Vai fazer trilha? Repare como estão os pneus. A sua segurança também depende deles. Mais que saber onde você está, não esqueça de pedir uma autorização do proprietário para transitar na trilha. É parque ecológico? Tenha certeza de que você pode fazer trilhas nessa área.
É natural que você encontre obstáculos, e muito pó. Fechar os vidros garante uma melhor visibilidade ao dirigir. Boas aventuras!