Como transpor rios e áreas alagadas?

2016

jul/29

jipe-transpondo-rio

Como transpor rios e áreas alagadas?

Todos os praticantes (ou quase todos) do “fora de estrada” já tiveram o desafio de transpor rios ou áreas alagadas. Porém, na hora do “vamos ver”, muitos nem sempre estão preparados. Como realizar essa tarefa com sucesso e segurança? Antes de tudo, é imprescindível conhecer seu veículo e quais as limitações dele. Além disso, estar pronto para responder as seguintes perguntas:

Qual a altura máxima de água recomendada pelo fabricante do seu veículo?

Para maior garantia de sucesso na travessia, seu veículo possui guincho elétrico? (Vale a pena o investimento, hein.)

Seu veículo possui snorkel?

Lembre-se: dependendo do tipo de motorização do seu jipe, certas medidas são necessárias para melhorar o desempenho dele dentro da água.

Dicas para quem usa motores a álcool ou gasolina

Motores a álcool e a gasolina têm como pontos vulneráveis a bobina, ignição eletrônica e distribuidor. Nestas partes recomenda-se envolver com um saco plástico e também isolar os cabos de vela com um pouco de silicone, tanto os do distribuidor como os da bobina.

Nos carros com injeção eletrônica, verificar a possibilidade de colocar a central dentro do veículo em baixo do painel, pois isto aumenta muito seu desempenho dentro da água. É interessante também colocar um respiro na entrada de ar do carburador do tipo snorkel, para evitar que o motor aspire água. Se possível, também coloque uma mangueira na saída do escapamento de modo que a mesma fique fora da água.

Com estes procedimentos seu veículo poderá superar níveis de água bem superiores aos recomendados pelo fabricante.

Dicas para quem usa motores a diesel

Estes motores possuem desempenho muito superior dentro da água, comparados aos veículos à gasolina. Porém, são necessários alguns cuidados, pois caso o mesmo aspire água pela entrada de ar do motor poderá ocorrer um calço hidráulico, causando travamento do motor. Para evitar este problema, é necessária a colocação de um respiro na entrada de ar do motor do tipo snorkel, devidamente vedado para impossibilitar a entrada da água.

Ok. Chegou a hora da travessia. E agora? O que mais preciso saber?

1 – Primeiramente, recomenda-se avaliar a profundidade do rio, utilizando uma vara.

2 – Se o rio tiver uma correnteza muito forte, verifique se existem árvores ou pontos de ancoragem do outro lado. Caso seu carro tenha guincho, vale a pena entrar na água com o jipe já ancorado do outro lado. Caso ainda não tenha, é melhor providenciar um (rsrs).

3 – Cuidado com a travessia onde as águas são muito limpas, pois em alguns casos você estará vendo o fundo, mas a profundidade pode superar 1 metro.

4 – Selecione uma marcha adequada de modo que você consiga uma velocidade baixa e constante, evitando que o vácuo formado pela frente do jipe não faça com que a água inunde seu carro e o alojamento do motor.

5 – Nunca entre em alta velocidade dentro da água, pois as lonas de freio em contato com a água têm o desempenho comprometido e você terá dificuldade em parar o veículo, colocando em risco a vida de outras pessoas.

6 – Coloque todos os objetos que não podem molhar, inclusive alimentos, dentro de sacos plásticos na parte mais alta possível dentro do jipe.

7 – Em casos extremos, veículos que têm refrigeração por hélices mecânicas recomenda-se tirar as correias até a transposição da água, porque o atrito da hélice com água é muito grande, entortando a hélice para frente e danificando o radiador do jipe.

Meu carro desligou durante a travessia. E agora?

Caso o veículo a gasolina apague durante uma destas travessias e venha a aspirar água, arraste o mesmo até um lugar seco, tire as velas e dê algumas partidas para expelir a água dos pistões. Seque bem e jogue um pouco de gasolina dentro da tampa do distribuidor. Proceda da mesma maneira com os cabos de vela e bobina, e tente dar a partida. Mas se for a diesel, você não pode deixar isso acontecer, de jeito nenhum. Por isso, o snorkel é essencial.

Lembre-se:
Caso o escapamento esteja dentro da água, dificilmente seu carro irá pegar, devido à dificuldade do motor em expelir os gases. Verifique também se não houve mistura de água no tanque, senão será necessário esvaziar o mesmo.

Referências: Webadventure.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Voltar